2 A estética Harajuku Girls : Moda lúdica


O estilo Harajuku, nome que deriva de uma área popular ao redor da Estação Harajuku de Tokio, ponto de concentração de jovens de várias tribos e estilos, é uma tendência fashion que vem causando furor no Japão. Quem um dia tiver a oportunidade de viajar à Tokio e quiser conferir de perto essa subcultura teen, basta dar as caras por Harajuku preferencialmente aos domingos, dia de maior concentração desses grupos.
O Harajuku engloba estilos variados como:
Visual Kei ou “visual rock”, é um look ligado ao universo musical, caracterizado por sua maquiagem marcante e cabelos estilosos e bem coloridos.
Ghotic Lolita , é um look bem vitoriano, inspirado em princesinhas e bonecas de porcelana com roupinhas cheias de rococós, podendo variar de algo bem preto até o branco e gracioso.
Kawaii, que é um visual assim mais fofinho, tipo parece com aquelas roupas feitas para crianças. O look inclui acessórios como brinquedos e bolsas com caracterizações de animes.
Cosplay, esse mais conhecido de todos. Pessoas se vestem igual os personagens de mangas, animes e video games.
Essa tendência não é recente, já vem contagiando os jovens orientais desde a década de 90, e claro atraindo os gostos e olhares ocidentais. Deve ser bem maneiro estar desencanado e assumir um look que mais parece ser de um universo paralelo. A sensação de se sentir dentro de um anime, ou de um game ou de se sentir uma boneca deve ser viciante. Dá pra entender porque o estilo sempre consegue novos adeptos.
Quem quiser conferir uma boa galeria de imagens desse estilo, dá uma passada no Flickr .
Esse estilo de se vestir passou a ser referência importante ao falar de street-fashion, o estilo de vestir das garotas japonesas chamadas Harajuku Girls (fotos acima ) cada vez mais dá o que falar e se torna fonte de inspiração para ultrafashionistas no mundo todo. Combinação das mais adversas que já é hábito em megalópoles orientais como Tokyo e Osaka,por exemplo, o estilo completamente sem regras dessas meninas anda rendendo mais que pano-pra-manga.
Japan Fashion Show
Profusão de cores, plataformas altíssimas, cabelos tecnicoloridos, estampas, refrerências claras aos tradicionais mangás, tecidos supertecnológicos sempre com valor agregado às últimas tecnologias conhecidas, já que o Japão é o centro de tudo que é novidade, se tratando de tecnologia de ponta.
Moda on-line
Entenda mais sobre esse e outros modismos nipônicos visitando um ótimo site de moda japonesa que mostra muita coisa interessante sobre o assunto.
Moda e música
O jeito espalhafatoso dessas jovens inspira até divas-pop como a cantora e proprietária da grife de streetwear L.A.M.B. Gwen Stefani que aderiu à essa estética no clipe de seu hit “What a waiting for” onde a estética Harajuku fica óbvia como referência estética no figurino e no make-up.

2 comentários:

.:Isabella:. disse...

Hum... queriedo pesquisando o Japão tbém!! Adorei!!

Cláudio Rebello disse...

sim querida , pra criar repertório pra esta turminha!!!

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p

Página Anterior Próxima Página Home
 

Copyright © 2012 Petit Poá! Elaborado por Marta Allegretti
Usando Scripts de Mundo Blogger