0 STYLISTS : criadores de imagens incríveis


Este foi o primeiro ensaio do modelo Jesus Luz no Brasil, com styling de Alexandre Herchcovitch (as correntes e orelhinhas do Mickey só podiam ser dele!), direção de arte de Giovanni Bianco e fotos de Tom Munro.

Os stylists são os profissionais que escolhem quais roupas serão usadas em quais looks, quais acessórios vão ser acrescentados à produção e também em que ordem esses looks aparecem num catálogo, desfile ! Dá um trabalhão contar "a estória da coleção": o stylist é quem seleciona a melhor modelo, o melhor cenário, a melhor luz, a melhor atitude - tudo pra que o catálogo não seja só uma seqüência de imagens aleatórias!

Um stylist tem acesso à todas as peças e ao tema da coleção e estuda o "clima" e a mensagem que o estilista/a marca quer transmitir (além das tendências da temporada!). A partir daí ele organiza as combinações de peças, montando diferentes looks com as roupas que a marca vai colocar no mercado, como se ele desse personalidade às criações dos estilistas, vestindo pessoas (modelos) pra vida real!

Principais Stylists brasileiros :

Giovanni Frasson: é stylist, editor de moda da Vogue Brasil e ainda tem tempo para dar aulas em cursos e fazer trabalho de consultoria para marcas como Zoomp e Disritmia. "Quando você funciona como cosultor acompanha todo o desenvolvimento da coleção de perto e sabe da evolução e de toda a história da temporada, do nascimento ao fechamento, como foi com a Zoomp. Palpito em tudo: na cartela de cores, nas formas e em tudo mais. Assim na hora de pensar no desfile já tenho uma imagem na minha cabeça muito mais amarrada. Quando só realizo o styling, como aconteceu na Rosa Chá, editamos oque já esta pronto. Existe menos interferência na coleção" diz ele sobre as diferenças entre o trabalho de stylist e o de consultor para o SPFW Journal, de inverno 2006.

David Pollak: é um dos personagens queridos da cena fashion paulistana. Em 2000, foi premiado pela Abit. Já cuidou de desfiles de marcas como: Sommer (quando ainda tinha Marcelo Sommer no comando), Colcci, Eduardo Suppes, Ricardo Almeida, André lima. Além dos desfiles, já produziu editorais para as revistas Key, Vogue entre outras. Atualmente, David criou ao lado da também stylist Carolina Gannon, a grife Darouche.


Felipe Veloso: largou a odontologia para trabalhar com produção de moda na extinta revista SuiGeneris. É conhecido por seu estilo ultrafashion e cheiode refêrencias legais. Já cuidou diversas vezes do estilo dos desfiles e campanhas da Zapping e dos looks de gente como Regina Casé e Caetano Veloso."Compro coisas para Regina, visto Caetano para os shows, como fiz na entrega do Oscar ou na estréia do filme "Lisbela"; o visto para coisas públicas" revela o stylist, em perfil publicado em 2003, no site Erika Palomino.


Daniel Ueda: é natural de Dracena, interior de SP e é conhecido por sua capacidadede misturar várias peças e acessórios e criar uma imagem moderna para as coleções. Começou trabalhando como assistente de David Pollak e Debby Gram na Vogue, em 96. Busca inspirações na rua, na noite e na musica. Na ultima temporada de inverno do SPFW, Daniel assinou o estilo dos desfiles da Vide Bula e Ellus.


Mauricio Ianês: além dos trabalhos como stylist, é artista plastico de mão cheia. Já chegou a ficar quase 48 praticamente imbolizado durante uma instalação na exposição Marrom, na Galeria Vermelho, em 2002. Na moda, é um grande parceiro do estilista Alexandre Herchcovitch e assiduo colaborador das revistas Vogue RG, ffw!MAG e KEY. Durante a ultima temporada de moda em SP, assinou os desfiles de Alexandre Herchcovitch (incluindo Cori), Cavalera e Wilson Ranieri. É formado em artes plásticas pela Faap. "Eu desejo igualdade social - para o mundo; mais tolerância, educação, cabeça aberta, liberdade e criatividade - para mim e para o mundo. Sei que parece muito, mas no meu ponto de vista isso tudo está ligado, é um conjunto de processos e atitudes sociais e individuais que se entrelaçam e levam o ser humano em direção à felicidade" diz Mauricio no seu depoimento para a matéria "Oque você mais quer na vida?" publicada em 2005, na Revista MTV.


Ciro Midena: já assinou desfiles para marcas como Cavalera, Cris Barros, Huis Clos, Wilson Ranieri, Giuliano Sport, Osklen, Redley, Elisa Chanan, We're, Zoomp, Zapping, Pedro Lourenço, Gloria Coelho e etc. Além de campanhas para Coca Cola, Sony e Tim. E editoriais para revistas como ffw!MAG (foto acima), Simples, Tank, i-D, Trip, Vogue. Recentemente, o stylist colocou no ar o site com diversos trabalhos realizados ao longo de sua carreira.


Thiago Ferraz: é paulistano, já fez várias produções para a revista Moda da Folha de São Paulo. Editor de moda da MOTO MAG, encartada na revista Simples. Já assinou desfiles de marcas como Reserva, Igor de Barros, Raquel Uendi, ïF e campanha da V.ROM. Foi curador da exposição Teenage Riot, na ultima edição do Resfest.


Paulo Martinez: é editor da ffw!MAG e um dos stylist mais respeitados da moda brasileira. Muita gente bacana já trabalhou como assistente dele e depois foi trabalhar como stylist sozinho - Daniel Ueda foi um deles. Além de assinar desfiles para as mais variadas marcas do calendário de desfiles brasileiros, Paulo também era - antes de virar editor de moda da MAG! - um stylists que mais assinava editoriais em revistas brazucas. Foi um dos colaboradores da extinta InSpeed. Durante várias temporadas, trabalhou como stylist dos desfiles e campanhas da Vide Bula.


Chiara Gadaleta: conquistou os editores de moda e estilistas, ao injetar uma estética colorida e barroca em seus trabalhos. Além de assinar desfiles e editoriais, mantém uma linha de acessórios (a Tarântula), faz ilustrações e atua como consultora de estilo. É casada com o fotógrafo Daniel Klajmic.


Marina Franco: é ex-modelo e mora no Rio de Janeiro. Já trabalhou como assistente da figurinista Claudia Kopke em algumas minisséries e filmes. Já produziu editorais para a Elle e Vogue Francesa, onde acabou virando a stylist favorita da poderosa editora Carine Roitfeld.


Além desses citados acima, ainda podemos continuar a lista com a Leticia Toniazzo, o João Camarano, o Heleno Jr, a Chialin, o Fabio Ishimoto, a Olivia Hanssen, o Dudu Bertholini, a Carol Gold e por ai vai.


0 comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p

Página Anterior Próxima Página Home
 

Copyright © 2012 Petit Poá! Elaborado por Marta Allegretti
Usando Scripts de Mundo Blogger